Doar Para Transformar

 

Bengo é um dos bairros em Chimoio que sofre com uma baixa taxa de educação infantil. A falta de acesso à educação afeta a comunidade, com crianças de origens desfavorecidas sendo incapazes de desenvolver todo o seu potencial. No entanto, existem organizações que assumiram a responsabilidade de mudar essa situação. Através de várias iniciativas e campanhas, esses grupos deram grandes passos no empoderamento das crianças de Bengo e ajudaram a proporcionar acesso à educação. Uma dessas organizações é a Casa dos Voluntários, que tem trabalhado incansavelmente para derrubar as barreiras à educação de crianças desfavorecidas no bairro de Bengo.

A Casa dos Voluntários recentemente obteve um avanço significativo em seus esforços para fornecer educação a crianças desfavorecidas. Após discussões produtivas, eles conseguiram o apoio do cartório para a alocação de documentação para mais de 15 crianças em idade escolar que, por várias razões, anteriormente não haviam conseguido acessar a educação formal. Esse feito representa um grande passo no empoderamento dessas crianças com as ferramentas necessárias para desenvolver todo o seu potencial e construir um futuro mais brilhante.

Também em colaboração com o Diretor da Escola Primária de Bengo, esta associação criou a possibilidade de matricular 28 crianças, incluindo aquelas com documentação deficiente ou inexistente, comprometendo-se a regularizar a situação dessas crianças.

A organização, que tem o bairro de Bengo como local de atuação, tem estado presente desde o primeiro treinamento para criar diferentes atividades de caráter social que envolveram desde a liderança local desse bairro até instituições maiores que lidam com questões relacionadas à identificação da população e educação.